VB Queijos
VB Queijos
   
 

Este foi um projecto desenvolvido em tempo record! Por vezes o processo de desenvolvimento de uma marca tem destas coisas:
“Ok! Temos 3 semanas para desenvolver uma nova marca para a Soterlac. Posicionamento Gourmet. Pontos de venda em Lisboa, Açores, Canadá e Estados Unidos. Ah…já temos os rótulos concebidos!”
O que às vezes parece (e é) um problema, pode tornar-se num desafio interessante.
VB (Vinha Brava, o nome da Quinta onde o queijo é fabricado) parecia a solução ideal.
- Fortalecia a ideia de empresa familiar que já tem o peso de várias gerações.
- Permitia o desenvolvimento de uma imagem “brasonada” (associada a valores culturais enraizados e tradições familiares)
A maior limitação foi o facto de já existirem rótulos produzidos. Esses rótulos tinham todos cores diferentes e as formas ovais eram predominantes.
Manter uma certa neutralidade no desenvolvimento da identidade e linguagem gráficas, por forma a que estas coexistissem  pacificamente com os rótulos aplicados no queijo, foi uma ideia de base que viria a ser mantida até ao fim do projecto.
A fonte utilizada para o “Brasão” foi costumizada (mais notório no “B”).
A Serif faz metade do “serviço” enquanto o pormenor emulsionado do “B” faz a justa ligação com os lacticínios.
O pormenor simbólico por cima da Tipografia baseou-se numa imagem da Quinta. A Quinta da Vinha Brava situa-se no meio de uma paisagem verdejante nos Açores. Vendo essa fotografia não seria complicado chegar a esta solução formal e cromática.
Este pormenor (Açor/Cornos – a família está ligada à tauromaquia/Vales) serviu de base para o packaging e reforçou de forma muito bem conseguida uma certa coerência com os rótulos.
Ritmo, RITMO, ritmo. É uma das palavras chave em que penso quando parto para o desenvolvimento de um pakaging. De outra forma…quem é que olha para o produto?!
Desenvolvi em conjunto com a Susana Martins (uma designer de produto exemplar, diga-se) um conjunto de 4 caixas.
Duas individuais, uma de dois queijos, e o brilharete, na minha opinião, está na de quatro queijos. Alguém me diga onde é que já viu quatro queijos dentro de uma baixa em linha!
(Sou rapaz para oferecer um queijinho dos pequenos à primeira pessoa que me enviar uma imagem!!)
Pequeno banca, avental e folhetos foram outras peças que desenvolvi para o projecto.
(Contaram-me que na FIL deste ano havia pessoas a fazer fila no STAND dos Açores só para levar uma caixinha. Algumas delas nem se importavam que fosse vazia!)

Este foi um projecto desenvolvido em tempo record! Por vezes o processo de desenvolvimento de uma marca tem destas coisas:

“Ok! Têm 3 semanas para desenvolver uma nova marca para a Soterlac. Posicionamento Gourmet. Pontos de venda em Lisboa, Açores, Canadá e Estados Unidos. Ah…já temos os rótulos concebidos!”

O que às vezes parece (e é) um problema, pode tornar-se num desafio interessante.

VB (Vinha Brava, o nome da Quinta onde o queijo é fabricado) parecia a solução ideal.
- Fortalecia a ideia de empresa familiar que já tem o peso de várias gerações.

- Permitia o desenvolvimento de uma imagem “brasonada” (associada a valores culturais enraizados e tradições familiares)

A maior limitação foi o facto de já existirem rótulos produzidos. Esses rótulos tinham todos cores diferentes e as formas ovais eram predominantes.

Manter uma certa neutralidade no desenvolvimento da identidade e linguagem gráficas, por forma a que estas coexistissem  pacificamente com os rótulos aplicados no queijo, foi uma ideia de base que viria a ser mantida até ao fim do projecto.

A fonte utilizada para o “Brasão” foi costumizada (mais notório no “B”).

A Serif faz metade do “serviço” enquanto o pormenor emulsionado do “B” faz a justa ligação com os lacticínios.

O pormenor simbólico por cima da Tipografia baseou-se numa imagem da Quinta. A Quinta da Vinha Brava situa-se no meio de uma paisagem verdejante nos Açores. Vendo essa fotografia não foi complicado chegar a esta solução formal e cromática.

Este pormenor (Açor/Cornos – a família está ligada à tauromaquia/Vales) serviu de base para o packaging e reforçou de forma muito bem conseguida, a coerência com os rótulos.

Ritmo, RITMO, ritmo. É uma das palavras chave em que penso quando parto para o desenvolvimento de um pakaging. De outra forma…quem é que olha para o produto?!
Desenvolvi em conjunto com a Susana Martins (uma designer de produto exemplar, diga-se) um conjunto de 4 caixas.
Duas individuais, uma de dois queijos, e o brilharete, na minha opinião, está na de quatro queijos. Alguém me diga onde é que já viu quatro queijos dentro de uma caixa em linha!

(Sou rapaz para oferecer um queijinho dos pequenos à primeira pessoa que me enviar uma imagem!!)

Pequena banca, avental e folhetos foram outras peças que desenvolvi para o projecto.

(Contaram-me que na FIL deste ano havia pessoas a fazer fila no STAND dos Açores só para levar uma caixinha. Algumas delas nem se importavam que fosse vazia!)

 

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