Design Thinking, Brand Design, Brand Strategy, Brand Identity, Digital

This is some of the work i’ve done in the last years. You can check it by year of production or by the tags in the base of the page! It will me nice to have some opinions/critics about it.
Hope you enjoy! (Please scroll down to the end of the page were you will find other projects!)

Guia – MNAAmnaa

O meu 3º Livro. O Guia do Museu Nacional de Arte Antiga. Esta é a versão em português, espero que daqui a um mês possa ter já a versão UK disponível aqui no site!

 

 

Guia MNAA 2009

   

E foi andar a “passear” por todos os museus de Lisboa e arredores e pelas Fnacs e Bulhosas a ver tudo quanto era capa e miolo de Guia de Museus. Com o pão, quando era criança, tinha a mania de retirar o miolo sem ligar à côdea.

Na paginação de um livro há uma certa tendência para sobrevalorizar a qualidade da paginação, da definição da grelha e da escolha da fonte em detrimento da capa. Pois aqui o caso foi um pouco diferente. Não havia como dar a volta à coisa! Arrisco-me a dizer  que a maioria dos visitantes, passa na loja do Museu uma vez e um ano depois, com alguma sorte, volta lá novamente.

Neste projecto, não consegui em momento algum deixar de pensar que, se queriam “comer” o miolo, tinham primeiro de “comer” a côdea! Não quero com isto dizer que descurei o interior. Não. O livro foi construído como um todo. A pesquisa tipográfica para a capa, já presopunha que a fonte (que iria ser usada também no miolo) tivesse um boa leitura e uma família suficientemente extensa para aguentar um livro de 140 páginas.

Parece-me que tanto a capa, que nos faz parar a 10 metros, como o miolo, que não desvirtua a “arrumação” do museu funcionam harmoniosamente.

As cores, posso dizer que ficaram escolhidas na primeira vez que fui ao museu fazer a pesquisa par ao livro (ainda tenho a minha voz gravada na máquina de filmar a dizer: “vermelho e dourado são as cores predominantes do museu, seja nas paredes ou nas obras”).

4 apontamentos finais:

• Fiz, ao meu terceiro livro, o acompanhamento do livro à boca de máquina, onde ainda fui a tempo de corrigir algumas imagens menos felizes.

• O projecto foi gerido pelo PLN na codex de forma exemplar o que facilitou a paginação do livro.

• Pelo que me foi transmitido por responsáveis do museu (e brincando mais uma vez com a história do pão), o Guia está a vender-se que nem pãezinhos quentes. Está a ter tanto sucesso que vem aí a versão em inglês.

• Vale a pena passar os olhos na última imagem aqui à direita. São as primeiras propostas. Para quem, como eu, já está habituado a dar ouvidos aos clientes, percebe que, a solução final e impressa é a melhor e mais equilibrada de todas as capas! Com a ajuda do cliente!…e para quem apanha um pouquinho mais de tipografia…só uma “palavra”…ui.

  mnaa 

mnaa

mnaa

mnaa

mnaa

mnaa

mnaa

mnaa 

mnaa propostas

Mutations/Illustrationsmutations

Mutações/Ilustrações foram criadas para integrar um header de um site. Destaco estas duas. O cliente (que por motivos óbvios não posso citar) tinha uma forte ligação com a palavras “cor”. Daí, o porquê da sua utilização de uma forma tão vincada!

Mutations
Criadas em Maio deste ano, estas Mutações/Ilustrações foram criadas para integrar um header de um site. Destaco estas duas. O cliente (que por motivos óbvios não posso citar) tinha uma forte ligação com a palavras “cor”. Daí, o porquê da sua utilização de uma forma tão vincada! Talvez um dia possam chegar a ver a luz do dia. Talvez uma gráfica, não?!
mutations
mutations
Design Battledbattle_complete

Design Battle é uma conferência que tem por base os temas “Design for Comunity”, “Design for Desire” e “Design for the Market”. Ainda na Codex, em 2009, desenvolvi esta identidade com o objectivo de projectar a conferência para o plano internacional.


Design Battle
Hoje, todos podemos ser designers. Todos devemos ser designers.
Os designers não precisam de saber desenhar com as mãos. Os “novos designers” não precisam mais do que saber o que é um círculo, um quadrado ou um triângulo. Com essas formas, fazer uma figura, e repeti-la, e pô-la em confronto numa batalha pela liderança do mercado, através do desenho de processos e estratégias e não só de produtos ou “gráficos” de encher o olho.
O básico, neste caso, constrói infinitas possibilidades.
Obrigado à Codex pelo trabalho maravilhoso que tem feito na continuação da promoção do evento. Obrigado ao José Manuel por tudo aquilo que já disse no post e um obrigado muito especial à curadora do evento, a Maria Coutinho. Sem ela, hoje, a Dbattle não passaria de um esboço.
dbattle_complete
sercan android tatil