A Batalha pelo “Design”.

dbattle_3

Em 2008, quando estava ainda à frente da Codex, conheci o José Manuel dos Santos.
1ª impressão: Este gajo é mexido. 2ª impressão: Este gajo não é parvo. 3ª impressão: O que é que o gajo está para ali a dizer?!

Continuo sem perceber se é o Zé (desculpa a informalidade, mas temos alguns amigos em comum no Facebook e hoje estou a sentir-me à vontadinha) que tem de agradecer à Codex o facto de ter acedido fazer toda a imagem visual do evento, se é a Codex que tem de agradecer ao Zé o facto de estar ligada a uma conferência tão importante e disruptiva como a “Design Battle“.
Mas, voltando atrás…

Em 2008 o Zé fez a Diverge que em 2009 fez a Qosmo da Delta que mudou o mercado que se prepara – de peito feito – para receber mais produtos da Diverge que é a empresa do Zé. Já o tinha dito no início, não foi?
A Diverge, aos meus olhos, não é só uma empresa de design de produto, é uma empresa de ideias. E as ideias não se querem paradas.

No ano passado surgiu na Diverge a ideia de organizar uma conferência diferente. E, como estes meninos não brincam, a conferência vai ser tão diferente do que há para aí, que parece que a maioria de nós não está ainda preparada para ela.
Li um comentário ao “Erro de Descartes” do António Damásio em que alguém dizia que quem lesse aquele livro ficava 10 anos à frente.
Não digo que a Dbattle nos traga o futuro, mas trar-nos-á concerteza o presente que, normalmente, chega cá com 8 a 10 anos de atraso. Se é que me faço entender.

A DBattle vai estar cá para dizer aos designers o que é o mercado, para dizer ao mercado para que servem os designers e para dizer à comunidade que “design” é cada vez menos uma palavra fechada. Nos EUA e no resto do mundo, ela está a ser tomada de assalto pelos gestores e cabecilhas, empreendedores e visionários.

A Dbattle não vai trazer o “Bruce Mau” (acho que lhe chegaram a oferecer uma visita às Caves do Douro, mas como está a seguir um plano alimentar rigoroso, nem isso o convenceu), mas vai trazer a Ella Britton da ThinkPublic, que vai falar sobre a importância do design como potenciador de mudança no sector público que se insere no tema “Design for Community”. Vai trazer o Jan-Cristoph Zoels da Experientia que vai estar na lista do “Design for Desire” e explica “Why a good experience is the main reason”. E vai trazer, por exemplo, e para não me alongar, o Ken McAlpine que é “só” o Vice Presidente da Tom Tom e está na Lista “Design for the Market”.

A Dbattle vai decorrer no dia 24 de Setembro no CCB e os ingressos estão disponíveis para compra em www.dbattle.com.
Caso tenham dificuldade em entrar no site, é natural. É que já fazem fila e são poucos os lugares!

Para verem algumas imagens do projecto gráfico podem ir à minha página:
http://www.ruiquinta.com/tag/conference/

Comentar

  • Blogs I Like

  • Design Blogs

  • My Blogs

  • Web/Tech

  • sercan android tatil